domingo, 25 de junho de 2017

Para Meu Pai

Quando meu pai soube que eu estava chegando, se desesperou
Ele estava desempregado, e isto o preocupou
Minha mãe não o atormentou, não o pressionou
Foi-se ele mundo a fora, analfabeto, a procura de uma resposta
Já estava um tanto quanto velho, cinquenta e alguns anos,
Com muitos problemas, e com um filho ainda não nascido.

Meu pai começou a trabalhar desde cedo, na infância
Guiando gado, servente de pedreiro, cuidava dos cavalos no celeiro
E por conta disso, hoje reclama das dores no joelho
E mesmo assim, continua fazendo as coisas do seu jeito.

Ele nunca teve condições de me presentear com luxos
Mas ele me deu algo bem mais valioso e agradeço-o muito
Pois quando algo dá errado, eu invento um jeito novo
Ele me ensinou a ser um Geppetto, um criador
Sim, sou pobre, mas graças ao esforço da vida dele, não sou sofredor
Não consigo imaginar como fora difícil
Um dia ele me levou para onde ele foi concebido,
Uma pequena casinha, talvez dois quartos, sem cozinha
E pensar que agora onde eu durmo, há espaço para uma piscina
Eu tenho muito orgulho da minha família,
Tento evitar pensar o que será de mim sem os xingos da rotina
Hoje ele está com setenta e três anos, e amanhã é mais um dia
Ainda sou um pupilo, mas na época dele, na minha idade ele já era decidido
Agora são quatro da manhã, e ele está dormindo
Ei, pai, peça para que minha mãe leia essa dedicatória,
Feita pelo seu filho no dia 25.

Não consigo imaginar como você ficou após a partida da minha irmã
Sua primogênita partiu sem um adeus, e você chorando logo pela manhã
Partiu também o seu coração, e de minha mãe.

Desde o início eu pensava que o decepcionava
Eu evitava tudo o que você gostava
Futebol, pipa, ou da força imposta contra a enxada
Mas por conta de sua influência, me acostumei ao sertanejo raiz
Eu sabia as músicas do início ao fim
E assim eu as guardei dentro de mim.

Quem me dera fazer-lhe uma poesia
Quem me dera ter o dom, só consigo algumas rimas
Assim como você, eu sou um analfabeto da escrita.

Me entristece saber que não conhecerás minha futura família
Mas prometo-te pai, que por meio de fotos, te apresentarei para minha filha
Afinal o que sobram são fotos cheias de memórias
Ainda sou uma simples e inexperiente criança, não sei de nada,
Estou em fase de aprendizado, aos seus ensinamentos e cuidados
Mas prometo-te pai, que com o tempo me tornarei sábio como o senhor
Obrigado por todo o amor, e sei que sou encrenqueiro
Mas qual criança não seria, tendo uma família como a minha?
Pudera eu lhe dar tudo que tens direito.

Agradeço-te, pai, espero tornar-me um homem capaz, como tu
Que o frio da matina me fortaleça e me torne alguém um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário